quinta-feira, 20 de março de 2014

Professores da redes estadual e municipal retomam atividades na BA

Categoria aderiu à greve nacional que afetou mais de 100 mil alunos.
Paralisação, que começou na segunda-feira (17), durou 72 horas.

Os professores das redes municipal e estadual de ensino da Bahia retomaram as atividades nesta quinta-feira (20) após paralisação de 72 horas da categoria. O movimento aderiu à greve nacional decretada pela Confederação dos Trabalhadores em Educação que começou na segunda-feira (17) e durou até quarta-feira (19). "Praticamente 100% dos professores da rede estadual pararam as atividades e cerca de 95% no país. Consideramos a paralisação vitoriosa", disse ao G1 Rui Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB-BA).
Cerca de 900 mil alunos da rede estadual e 146 mil da rede municipal de ensino ficaram sem aulas por três dias. Segundo o sindicato da categoria, dentre outros pontos, os professores reivindicam destinação de 10% do Produto Interno Bruto para educação pública, investimento dos royalties do petróleo na "valorização da categoria", bem como votação imediata do Programa Nacional de Educação (PNE) e cumprimento da lei do piso. O G1 tentou contato com as secretarias de educação do Estado e do município, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.
Volta às aulas
Novecentos mil alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas no dia 10 de março, após 45 dias de férias. Por causa da greve dos professores em 2012, que durou 115 dias, o ano letivo de 2014 só irá terminar no dia 26 de janeiro de 2015.

Já as escolas da rede municipal de ensino de Salvador retomaram o funcionamento no dia 18 de fevereiro. Ao todo, a rede municipal contempla cerca de 146 mil estudantes e 425 escolas.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário