domingo, 26 de janeiro de 2014

Vacina vai imunizar meninas de 11 a 13


Previsão é de que 8 mil vão ser atendidas com as doses

Todas as meninas, entre 11 e 13 anos de idade, poderão ser vacinadas contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). Na rede pública de saúde de Limeira estima-se a vacinação de 8 mil meninas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica.
A vacina está sendo introduzida agora no calendário da rede pública de saúde. Entre os dias 10 de março e 10 abril, a vacina será ofertada nas escolas e também nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A vacina age na prevenção do câncer de colo de útero, e agora será oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2015, meninas de 9 a 11 anos devem ser imunizadas. No ano seguinte, a idade estipulada cai um pouco - 9 anos. "Estamos organizando junto à Secretaria da Educação e à Diretoria Regional de Ensino", fala Amélia Maria Pereira da Silva, que é coordenadora da vigilância. A vacinação é gratuita.
Os pais terão que assinar um termo para que suas filhas sejam vacinadas. "Se não concordarem vão ter, então, que assinar um termo de recusa", cita. Além da vacina, ela explica que a ideia é trabalhar a questão educativa. "Promover ações preventivas. As mulheres precisam saber da importância de se fazer exames preventivos, como o papanicolau", comenta. Quanto mais precoce for a imunização, maior é a proteção feminina. O HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, que é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres.
A meta nacional é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. Na faixa etária de 9 a 13 anos especialistas apontam que a resposta é melhor. São necessárias três doses para que a proteção seja completa. A segunda deve ocorrer após seis meses da primeira. E a última, cinco anos depois do recebimento da primeira vacina.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário