quinta-feira, 4 de abril de 2013

Baidu, o ‘Google chinês’, também desenvolve óculos inteligentes


O porta-voz da companhia confirmou a autenticidade de uma foto que circulou na internet nos últimos dias, que mostra o Baidu Eye sendo usado por um funcionário da empresa
Foto: Reprodução

Quem acusava o Baidu de não passar de uma imitação chinesa da Google ganhou novos argumentos nesta quarta-feira. Um porta-voz da maior empresa de buscas da China informou que a companhia está desenvolvendo um protótipo de óculos inteligentes similar ao Google Glass.
O aparelho, chamado de Baidu Eye, já está sendo testado internamente, mas a empresa ainda não decidiu se irá comercializar a tecnologia, informou o porta-voz Kaiser Kuo. O produto terá funcionalidades de reconhecimento de voz em mandarim e de buscas na Web por imagens similares às clicadas com os óculos.

— Nós estamos testando o produto internamente em pequena escala e avaliando o que faremos com ele. Por isso nós não havíamos feito nenhum anúncio oficial antes — disse Kuo, acrescentando que as comparações com o Google Glass são prematuras.
O porta-voz confirmou a autenticidade de uma foto que circulou na internet nos últimos dias, que mostra o Baidu Eye sendo usado por um funcionário da empresa. Foram justamente os rumores imprecisos suscitados por essa imagem que levaram a companhia a vir a público abrir seus planos.
Kuo recusou-se a detalhar as possíveis funções do Baidu Eye. Aparentemente, o aparelho será capaz de realizar menos tarefas que o Google Glass. Os óculos da Google — que chegarão às lojas ainda este ano por cerca de US$ 1.500 — valorizam o recurso da realidade aumentada, permitindo que ao usuário agregar informações ao que ele está vendo, fazer chamadas telefônicas, consultar dados como previsão do tempo, horário de voos, filmar etc.
Apesar de o Baidu ser taxado de imitador pelo Ocidente, os fatos depõem a seu favor: praticamente todo mundo está investindo na chamada computação para vestir. Notícias dão conta de que a Apple tem cem engenheiros dedicados a criar um iWatch e de Samsung e também Google e LG estão trabalhando em um relógio inteligente.
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário