quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BA: diretor de presídio é preso suspeito de facilitar entrada de celulares

diretor adjunto do Presídio de Eunápolis, no sul da Bahia, e outros oito agentes penitenciários foram presos nesta quarta-feira, durante operação conjunta do Ministério Público baiano e das polícias Civil e Militar. Joabes Gomes Santana é acusado de cobrar dinheiro de criminosos para facilitar a entrada de celulares e outros objetos no presídio, que abriga 450 detentos.
Além dele, foram presos os agentes Ezequiel Souza Bandeira, Ingrid Souza Bandeira, Ala Sandro Farias Bastos, Augusto Lima Pereira, Josemário Reis Novais, Milton Jackson Araújo Silva, Aderlan Oliveira Santos e Geilson de Moura Santos. Todos devem ser indiciados por corrupção, formação de quadrilha, tráfico de drogas, associação para o tráfico e facilitação à entrada de celulares à unidade prisional.
O esquema de corrupção, denunciado por um detento, já vinha sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, segundo o delegado Élvio Brandão, coordenador da 23ª Coorpin. Ouvido dentro do presídio, na presença do promotor João Alves Silva Neto, o detento confirmou a denúncia sobre a prática de crimes dentro do presídio, que contariam com a conivência do diretor adjunto.
"Celulares e armas já tinham sido apreendidos em operações policiais anteriores naquele presídio", afirmou o delegado.
Antes de assumir o cargo de diretor adjunto em Eunápolis, Joabes Gomes Santana foi diretor do Presídio de Teixeira de Freitas, também no extremo sul da Bahia, onde a polícia chegou a apreender drogas e armas, cumprindo mandados judiciais de busca e apreensão. Na ocasião, ele também foi apontado como suspeito de envolvimento no esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário