segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ferry boat volta a operar com cinco embarcações, diz Agerba


Navios saem do Terminal de São Joaquim, em Salvador, a cada uma hora.
Agerba garante que travessia no carnaval será feita com cinco navios.

Ferry Boat Pinheiro  (Foto: Manu Dias/GOVBA)Sistema ferry boat opera com cinco embarcações
nesta segunda-feira. (Foto: Manu Dias/GOVBA)
O sistema ferry boat, responsável pela travessia Salvador-Ilha de Itaparica, vai operar com cinco embarcações durante o período de carnaval, segundo informações da Agerba, órgão que administra o transporte.
De acordo com a Agerba, nesta segunda-feira (4), o ferry boat começou a funcionar com os cinco navios que vão atender aos passageiros durante a folia momesca. A saída dos ferries Ivete Sangalo, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Maria Bethânia do Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador, com destino ao terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, é a cada uma hora.
A Agerba ainda não divulgou o esquema de horários para o carnaval.

Problemas técnicos
O ferry Maria Bethânia voltou a operar na travessia na quarta-feira (30). Após uma reforma, a embarcação trocou os dois motores e foi liberada depois de inspeção da Capitania dos Portos. No entanto, segundo as informações do usuário Rodolfo Marques, o ferry teve um problema técnico no final da tarde que obrigou os condutores a saírem de ré.

De acordo com as informações da Agerba, a embarcação saiu da reforma com a bomba de assepsia invertida e foi necessário que ela atracasse de ré na viagem relatada pelo usuário, mas logo em seguida a bomba foi retirada e colocada na posição correta, possibilitando a atracação normal nos terminais.
O ferry Maria Bethânia se juntou aos outros três ferries, Pinheiro, que voltou a funcionar na terça-feira (29), Anna Nery e Rio Paraguaçu, que já estavam em operação.
Audiência Pública
O funcionamento do sistema ferry boat vai ser discutido nesta segunda-feira (4), em uma audiência pública, na sede do Ministério Público Estadual, no bairro de Nazaré. A reunião está marcada para as 14h, com a presença de um representante da Agerba, que desde setembro do ano passado administra o sistema.

Também vão participar do encontro comerciantes de Vera Cruz, que se sentem prejudicados com funcionamento do serviço e deram entrada com representação no Ministério Público pedindo melhorias no transporte marítimo entre Salvador e a Ilha de Itaparica.

Investimentos
Na terça-feira, o governador Jaques Wagner esteve no Terminal de São Joaquim, na capital baiana, onde lançou um edital de pré-qualificação, em caráter internacional, de empresas interessadas em fornecer embarcações para reforçar o sistema ferry boat.

Segundo nota divulgada pela assessoria do Governo do Estado, serão dois ou três novos ferries, a depender das propostas que serão apresentadas pelas empresas.
Ainda de acordo com o governo, após o processo de pré-qualificação das empresas, será feito um procedimento licitatório, onde serão avaliados aspectos como a capacidade da embarcação, o tempo da viagem, consumo de combustível e outras condições técnicas operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário