domingo, 13 de janeiro de 2013

Valença: Aeroporto deverá receber voos comerciais a partir de fevereiro


bombeiros e aeroportoImportantes ações estão sendo implementadas pelo Grupo MPE para a readequação do Aeroporto de Valença para atender também aos vôos regulares e vôos charters junto à ANAC. Nesta quinta-feira (10), o Vice-Prefeito do município Joailton de Jesus, acompanhado da Secretária de Turismo Aline Reis, do Diretor de Indústria e Comércio Michel Meireles do Diretor de Turismo, Silas Queiroz, reuniram-se no Aeroporto com o Gerente de Infraestrutura Aeroportuária do Grupo MPE e também Gerente de Segurança da Aviação Civil (habilitado pela ANAC) Ricardo Ramos, para tratar da estruturação do equipamento. O Aeroporto de Valença tem sido alvo de questionamentos de vários seguimentos, principalmente o setor turístico, que não concorda com a subutilização do equipamento, restrito a alguns voos particulares ou fretes de aeronaves. Segundo Ricardo Ramos, a MPE, que administra o aeroporto, está realizando todos os procedimentos necessários para a vinda de novos voos comerciais para Valença. O sinal de que bons ventos sopram em direção ao município, tiveram início com as visitas ao nosso aeroporto de representantes da Trip Linhas Aéreas e Passaredo. Mas o “start” foi dado pela Companhia Aérea Passaredo, através do seu Diretor de Planejamento - Ricardo Merenda, que reivindicou junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através do HOTRAN, autorização para iniciar voos comerciais entre Salvador e Valença inicialmente a partir do dia 1º de fevereiro de 2013. A princípio serão dois vôos em uma aeronave com capacidade para transportar 60 passageiros (ATR 72-600), com saída de Salvador aos sábados e retorno aos domingos. O pedido da companhia aérea está sendo analisado pela ANAC e deverá ter uma decisão ainda neste mês.
Quem chega ao Aeroporto de Valença já sente as mudanças operacionais e estruturais. O equipamento conta com dois veículos de brigada de incêndio e um carro de apoio, seis Brigadistas e três Agentes de Segurança da Aviação Civil sendo (01 supervisor e 01 APAC do sexo feminino e 01 APAC do sexo masculino) estes controlarão o embarque e desembarque de passageiros e bagagens conforme exigência da ANAC. Todo efetivo de pessoal elencado, começarão as atividades após a definição da data inicial do vôo pela ANAC. Toda a documentação pertinente às exigências solicitadas, também estão sendo providenciadas para viabilizar os vôos.
Inaugurado em setembro de 2000, o Aeroporto de Valença é o mais próximo do badalado Morro de São Paulo e é o maior e mais estruturado na região do Baixo Sul baiano. Possui uma pista de voo com 1.800 metros com balizamento noturno e pode receber aeronaves de pequeno, médio e grande porte. A previsão é que nosso aeroporto também sirva de apoio ao Aeroporto Internacional de Salvador com relação ao recebimento de aeronaves da aviação geral para a Copa do Mundo de 2014. Com todo o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Grupo MPE quem sabe nosso Aeroporto passa a chamar-se de Aeroporto Internacional da Costa do Dendê?
Magno Jouber – ASCOM PREFEITURA DE VALENÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário