domingo, 6 de janeiro de 2013

Bahia ganha moderno centro de reabilitação da paralisia cerebra


Villa da Criança é considerado o mais completo centro da América Latina.
Local funciona no Alto de Ondina, em Salvador, e tem serviços exclusivos.

A Bahia ganhou um espaço considerado o mais completo centro de reabilitação infantil e educacional para crianças e adolescentes com paralisia cerebral da América Latina. A Villa da Criança foi inaugurada no Alto de Ondina, emSalvador, nesta segunda-feira (10), com área de 15 mil metros quadrados e capacidade para atender a 400 crianças.
O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), que oferece o serviço de saúde para o público infantil há mais de 12 anos. A dona Cremilda Santos viu a filha Crisleide se desenvolver com o atendimento dado pelo núcleo. "Quando nasceu, o médico me deu ela como uma criança normal. Para descobrir que tinha paralisia cerebral foi muito difícil", disse. Crisleide se formou em logística e hoje é contratada de uma empresa de grande porte. "Me considero uma vencedora", disse a jovem.
"O grande impacto para o Brasil é um serviço completo, com amplas áreas e com toda tecnologia existente para a reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência, e suas famílias, incluindo saúde e educação", pontuou o presidente do NACPC, Pedro Guimarães.A nova unidade oferece serviços como a hipoterapia, um tratamento feito com o auxilio de cavalos; ou o traje Adeli, que foi desenvolvido pela agência espacial russa e é considerado um serviço exclusivo na América Latina.
Mãe de Danilo, de seis anos, Margarida Pereira fala dos avanços nos seis anos de tratamento do filho. "Ele não andava, babava muito, não falava, então, eu só tenho a dizer que, de lá pra cá, tudo melhorou", disse.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário