terça-feira, 6 de novembro de 2012

Escola é premiada por desenvolver projeto de horto medicinal


Estudantes do Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiúna, no Baixo Sul da Bahia, pesquisam ervas medicinais conhecidas e encontradas na região, produzem mudas em viveiros, que depois são doadas a pessoas da comunidade ou levadas por eles para serem cultivadas em suas próprias casas. 
O projeto que recebeu o nome de Horto Medicinal também ganhará, nesta sexta (3), o Prêmio Gestão Qualidade Bahia, da Associação Baiana para Gestão Competitiva. 
Para implantação do horto, 40 estudantes do curso técnico de Agroecologia fizeram, com auxílio dos professores e contando com uma parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a catalogação das espécies e de sua utilidade medicinal. 
Ao perpetuar os conhecimentos transmitidos de pai para filho, os saberes mais antigos da comunidade e da cultura popular, o projeto promove a integração entre a escola, a família e a comunidade de um modo geral. 
A partir dessa interação, além da ampliação de conhecimentos, surgem também oportunidades de geração de renda.
Ângelo de Jesus, que hoje é técnico agrícola, se formou em 2011 na Casa Jovem II. Ele conta que a participação no projeto Horto Medicinal mudou sua vida e a de sua família. 
A primeira mudança foi feita no jardim da mãe, depois de conseguir a autorização dela.“Preparei a área com uma cobertura morta de capim seco para conservar a terra adubada e úmida, plantei as mudas medicinais e também as hortaliças”.
Hoje toda a família de Ângelo planta, colhe, extrai o óleo das plantas, faz xarope e até já comercializa a produção. 
Prêmio - Além do Projeto Horto Medicinal, também receberão o Prêmio Gestão Qualidade Bahia a Escola Municipalizada Professor Antonio Gabriel de Oliveira (Morro do Chapéu), com o Projeto Sacola Mágica da Leitura e o Centro Educacional Casa do Estudante (Mucuri), com o Projeto Qualidade Comprovada. 
A cerimônia de premiação será às 18 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, no Stiep, em Salvador.






http://www.tribunadabahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário