quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Novos prefeitos enfrentam condições muito precárias no início da gestão


Em alguns municípios, faltam móveis, computadores e até luz na prefeitura.
Imagine chegar ao trabalho e dar de cara com um buraco de 12 metros no seu escritório. Ou então você não pode acender a luz, porque a conta não foi paga. E nem ir ao banheiro, porque falta o vaso... Essa é a realidade de muitas prefeituras pelo brasil.
Um exemplo é a prefeitura de Juazeirinho, onde a Prefeita afirmou ter encontrado no caixa da prefeitura apenas R$ 2,10.
“Encontramos uma prefeitura no escuro e totalmente sucateada, faltando computadores. Levaram as CPUs”, diz a prefeita.
“Não existem arquivos, que é a principal prova de documentação de uma administração”, revela Pedro Alves da Nóbrega, promotor de Justiça da Paraíba.
Quando assumiram, os novos prefeitos de Holambra, Tufilândia, Ipojuca, Alcobaça, Alhandra e Porto Acre também deram por falta de computadores. Dizem que os discos rígidos sumiram ou foram zerados.
“Estamos trabalhando no escuro, completamente no escuro. Pedimos informações a alguns funcionários. Ninguém sabe ninguém viu”, conta Mariluce Almeida, secretária de Finanças de Alhandra (PB).
Assim fica difícil saber em que pé está à cidade. Os ex-prefeitos desses municípios afirmam ter deixado tudo direitinho pra gestão seguinte.
Carros quebrados, ambulâncias sem motor, banheiros sem privada, buraco de 12 metros de profundidade dentro da prefeitura a até mesmo sistemas de áudio e vídeo foram encontrados em Canavieiras. A prefeitura diz que mandou instalar uma antena de TV. Aí o técnico teve uma surpresa.  “Quando eu fui ver o sistema de calhas, de calhamento, para seguir o fio de áudio e vídeo, foram encontradas uma microcâmera e uma pré-escuta direcionado para a mesa do prefeito”. O caso foi parar na polícia. O ex-prefeito Zairo Loureiro nega envolvimento. 

No Baixo Sul da Bahia também temos alguns exemplos de prefeitura sucateada. Após assumir o cargo de prefeito do munícipio de Igrapiúna, Leandro Ramos e sua equipe encontraram amontoados de lixo em todos os setores da prefeitura. Caminhões de lixo foram retirados das Secretarias de Educação, Saúde e da própria sede da prefeitura, assim como luminárias que não funcionavam, veículos sucateados, computadores que não foram encontrados e documentos oficiais de todas as secretarias em locais inadequados para sua conservação.


 A prefeitura de Igrapiúna informa que o telefone fixo (73) 3225-1072, que não funcionava a mais de três anos por falta de pagamento, foi reestabelecido pela atual gestão, o que beneficia não só a própria administração como a toda população em geral. 
Informa também que se preocupa em manter a cidade limpa, e para isso pede a colaboração de todos, mais desde já fazendo a sua parte, criou o controle da coleta de lixo com dias e horários por localidade – Confira: nos bairros Pascásio Lima, São Benedito, Isaias Dócio, Leoncio, Edrízio Régis, André Zeferino, Cachoeirinha, Centro e Nova Igrapiúna – a coleta acontece pela manhã e pela tarde nas segundas, quartas e sextas, as terças e quintas pela manhã e aos sábados pela tarde.
Nas comunidades da Andaiá e Limeiras I, II e III – a coleta de lixo acontece as terças e quintas pela tarde e aos sábados pela manhã.
Mantenha a cidade limpa... Não jogue lixo nas ruas, descarte o lixo nos dias e horários programados.
Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Igrapiúna.











Nenhum comentário:

Postar um comentário