quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Educação de sucata e Educadores mal remunerados



A força do direito deve superar o direito da força. (Rui Barbosa)

A Educação é uma arma poderosa que tem o poder de mudar uma nação. E os países que investem em melhores estruturas e bons professores apresentam resultados invejáveis.
O Brasil é um país rico, mas, tem um dos piores índices de desenvolvimento de Educação Básica. 
Segundo a UNESCO o Brasil ocupa a 88ª posição atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia. Isso acontece pela falta de reais investimentos educacionais e valorização do professor. E nós cidadãos, temos que nos conscientizar do valor que nossas escolhas têm, para não continuarmos a mercê de uma educação feita de sucata e salários cortados sem o menor respeito. 
Os professores de Igrapiúna foram vitimados por tamanha falta de bom senso e tiveram seus salários cortados, sem suas devidas gratificações e alguns nem ao menos receberam a 2ª parcela do 13º salário. 
A APLB do município informou que a prefeitura pagou a 2ª parcela do 13º salário baseado apenas no mês de dezembro, para os professores que se encontravam em situação de ARDIT, mesmo tendo trabalhado com carga horária de 40 horas durante todo ano letivo. Justificou-se então a falta de pagamento da 2ª parcela, alegando-se que o pagamento da 1ª parcela já tinha sido efetuado de acordo com 40h, portanto o valor excedia ao que o educador nessa situação tinha direito que seriam 20 horas. 
Essa conjuntura surpreendeu a muitos professores que passaram as festividades do Natal e Ano Novo apreensivos e consternados, tendo que esperar o recesso para procurar as providências cabíveis.
Parafraseando o grande Rui Barbosa o cidadão de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude. É preciso usar a própria força transformadora da Educação para acreditar na justiça e virtudes.

Informações: APLB Igrapiúna



Nenhum comentário:

Postar um comentário